Em nota, Abin nega envolvimento em supostas irregularidades nos Correios

17/06/2005 - 19h31

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília –A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nota hoje em que nega acusações de que estaria envolvida em supostas irregularidades ocorridas nos Correios. O texto informa que "carecem de fundamento as matérias que indicam atividades irregulares da Agência, sem conhecimento prévio de fatos".

Segundo a nota, a Abin vai continuar protegendo a Previdência Social e outras estruturas do Governo, mas essas ações, ressalta, "não devem nem podem ser confundidas com possíveis esquemas de corrupção nos Correios".

O documento revela, ainda, que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, e o diretor-geral da Abin, Mauro de Lima e Silva, foram convidados a depor, no dia 29, na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. Esta comissão, um órgão ligado ao Congresso Nacional, é responsável por fiscalizar e fazer o controle externo das atividades de Inteligência.

Ontem, o ex-agente Serviço Nacional de Informações (SNI) José Fortuna Neves afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigava os Correios a pedido da Casa Civil. Segundo Fortuna, a Abin poderia estar envolvida na gravação da fita que deu origem às denúncias de corrupção na estatal.