Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente do PT, José Genoino, classificou como "forte" o discurso de José Dirceu na reunião do Campo Majoritário do PT, que está sendo realizada nesta tarde em São Paulo. "O discurso do ministro José Dirceu foi muito firme, muito claro. Ele detalhou e reafirmou os três compromissos básicos da sua carta que foi lida ontem. O compromisso de defesa do governo Lula, de defesa do PT e com o debate que vamos realizar em todos os estados por ocasião da eleição direta para nova direção do partido".
Genoino informou que não foi cogitado o adiamento da eleição, prevista para setembro. "Queremos propor uma pactuação do PT com todas as suas correntes para fortalecer a direção executiva neste momento em que estamos enfrentando essas dificuldades".
Ele disse também que o trabalho de fortalecimento do partido contará não só com os parlamentares, mas também com o reforço de José Dirceu. O presidente do PT afirmou que não está sendo discutida nenhuma medida de afastamento do secretário Nacional de Finanças do partido, Delúbio Soares, nem do secretário Nacional, Silvio Pereira.
A assessoria de José Dirceu informou que ele fará um pronunciamento hoje (17) em um ato de defesa do partido. Dirceu volta para Brasília no domingo e, no dia seguinte, terá reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele reassume o mandato como deputado federal na próxima quarta-feira.