Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O desempenho pessoal do presidente Lula registrou queda de quatro pontos percentuais em relação a março, segundo pesquisa divulgada hoje (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Enquanto em março 60% disseram confiar em Lula, o índice divulgado agora é 56%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
As denúncias de corrupção nos Correios e no Governo Federal foram as notícias mais lembradas pelas pessoas ouvidas, aparecendo em 26% das respostas. Em segundo lugar ficou a denúncia sobre a mesada pega pelo PT a deputados, seguida das notícias sobre a tentativa do governo em evitar a instalação da CPI dos Correios.
A popularidade do governo também caiu quatro pontos percentuais: do total, 35% dos entrevistados avaliam como "bom ou ótimo" o governo. Outros 41% avaliaram como "regular" e 22%, como "ruim ou péssimo". O resultado é semelhante ao registrado em março de 2004, logo após as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope, que ouviu 2.002 pessoas entre os dias 9 e 13 de junho.