Defesa civil previne sobre a ocorrência de frio e geada em regiões paulistas e mineiras

25/05/2005 - 23h28

Brasília - As Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil de São Paulo e de Minas Gerais receberam, na tarde de hoje (25), alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, que previne contra a queda de temperatura e frio intenso, nestas quinta e sexta-feiras, em regiões desses estados.

No sul mineiro, a temperatura mínima deverá variar entre 4 e 6 graus Celsius. Os moradores das regiões mais altas de São Paulo poderão conviver com temperatura mínima de 3 a 5 graus Celsius e, nas demais áreas do estado, é possível que o termômetro baixe para entre 9 e 13 graus Celsius. A previsão de frio intenso faz a Sedec recomendar atenção aos moradores de rua

Nas madrugadas e nas manhãs dos próximos dias 26 e 27, a previsão meteorológica indica que poderá ocorrer a formação de geada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e no sul de Minas Gerais. É conveniente que os agricultores dessas regiões adotem medidas preventivas para minimizar os efeitos da geada nas lavouras.

Os órgãos estaduais de defesa podem orientar sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos. A Sedec envia alertas a fim de incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais e evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram os alertas sobre frio e geada.

Com informações do Ministério da Integração Nacional