Pesca de caranguejo já está liberada na região de Itaboraí

23/05/2005 - 20h13

Rio, 23/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - A diretoria da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) informou hoje, em comunicado divulgado no Rio, que a pesca e a coleta de caranguejos já estão liberadas na região de Itaboraí, onde um trem da companhia descarrilou, no mês de abril, contaminando com óleo diesel os rios do município.

Segundo o comunicado, a ferrovia tomou todas as medidas necessárias para reduzir os efeitos ambientais e sociais provocados pelo acidente e reiterou seu "compromisso com a adoção das melhores práticas de segurança no transporte ferroviário e responsabilidade social".

No dia 26 de abril, o trem P-080 da FCA, com três locomotivas e 38 vagões, descarrilou no distrito de Porto das Caixas, em Itaboraí, quando transportava derivados de petróleo da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, para a cidade de Macaé. O acidente provocou o derramamento de 60 mil litros de óleo, que contaminaram os rios locais e atingiram inclusive a Baía de Guanabara.

A empresa destacou a assistência prestada às comunidades da região, efetuando inclusive a distribuição de cestas básicas aos pescadores cujas atividades foram prejudicadas pelo acidente.