Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizada nas cinco regiões brasileiras, mostrou que os pais de alunos de 1ª à 8ª séries, das escolas públicas, querem mais rigor na avaliação de seus filhos. Dos 10 mil entrevistados - quase dois terços – 62,83% – responderam que a aprovação no fim do ano é fácil. Uma outra parte dos pais, mais da metade, disse que os trabalhos pedidos pelos professores como complemento das provas, fazem os alunos estudarem menos.
Os pais avaliaram positivamente a escola de seus filhos e deram boas notas (7 em média) para vários itens. Entre eles: a localização e a infra-estrutura. A disciplina obteve nota 8. Na avaliação do presidente do Inep, Eliezer Pacheco, isso demonstra que os pais querem mais autoridade na escola. "Eles atribuem à escola papel de disciplina tanto no que diz respeito à vida dentro da escola como em relação ao que é ensinado", explicou.
Os entrevistados deram muito valor ao papel do professor e do diretor na vida escolar. Mais de 80% deles responderam que os professores estão preocupados com o ensino e que têm paciência em tirar as dúvidas dos alunos. O mesmo índice foi obtido quando a pergunta era se o diretor da escola resolve os problemas apresentados, e se ele respeita a opinião dos pais.