Bancos de São Paulo não se adequaram à nova lei e consumidores enfrentam filas

23/05/2005 - 17h23

Melina Fernandes
Da Agência Brasil

São Paulo - No segundo dia da nova lei que determina tempo máximo de 15 minutos para atendimento aos clientes nas agências bancárias de São Paulo em dias normais, a Agência Brasil foi averiguar como as unidades se adequaram à determinação. Os bancos deveriam, obrigatoriamente, atender seus clientes no prazo estipulado e tiveram 120 dias para fazer as modificações necessárias. A principal delas é a instalação de uma máquina que forneça senhas com horário. Nenhuma das agências visitadas possuía essa máquina.

Segundo o agente de turismo Carlos César Figueiredo, a lei não está sendo cumprida na agência do Banco do Brasil da Rua Xavier de Toledo. "Demorei uns 45 minutos. As pessoas na fila estão sempre reclamando. No começo só tinha dois caixas e só quando eu já estava indo embora chegou mais um". Wesley Souza Ferreira, que trabalha no setor de suporte bancário desta mesma agência, considera que o atendimento na unidade é rápido. "Hoje estamos sem sistema e por isso a lentidão. Deu sobrecarga, mas raramente isso acontece. Acho que a maioria aqui na agência nem sabe da lei".

Na agência do Banco Itaú, na mesma rua, o descontentamento era visível. A assistente de marketing Érika Cristina da Silva ficou 50 minutos à espera de atendimento. "Entrei 15h10 e saí às 16h. Acho que demorou muito. Tinha três pessoas nos caixas e, mesmo assim, tinha muita gente reclamando, falaram que iam até no Procon."

O comerciante Adriano Pereira da Rocha, 28 anos, saiu satisfeito da agência do HSBC da Rua 7 de Abril. "Hoje estava vazio. Fiquei uns 20 minutos. Estava bom em comparação a outros dias em que a gente fica de uma hora e meia a duas horas na fila". Ele não estava sabendo da lei, mas duvida que algum banco cumpra a determinação. "Menos de 20 minutos você não vai ficar".

A lei 13.948, de autoria do ex-vereador Rubens Calvo (PT), foi promulgada pelo prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB) em 20 de janeiro. Em caso de descumprimento, a agência poderá ser multada em R$ 564. Esse valor dobra se houver reincidência. Às vésperas e após feriados prolongados, entretanto, o tempo de espera nas filas pode chegar a 25 minutos e, em dia de pagamento de funcionários públicos, a 30 minutos. Como será difícil colocar uma fiscalização efetiva, os clientes poderão fazer as denúncias nas subprefeituras.

A lei é considerada ilegal e inconstitucional pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

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