Agenda de educação para os direitos humanos reavalia papel das datas festivas e de professores

23/05/2005 - 18h11

Danielle Coimbra
Da Agência Brasil

Brasília – Durante o seminário Construindo uma Agenda de Educação para os Direitos Humanos, que ocorre até amanhã (24), em Brasília, foi discutido o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, que estabelece objetivos, princípios e ações para a elaboração de programas e projetos nessa área.

De acordo com a representante do Comitê Nacional de Direitos Humanos, professora Vera Maria Candau, um dos pontos do Plano busca uma nova elaboração das atividades realizadas hoje nas escolas. "É preciso dar novo significado as datas festivas, como o dia do índio, da abolição da escravatura, e assim por diante", comentou. "Para ampliar horizontes, é preciso fazer uma transferência social e estrutural na educação desde o ensino fundamental até o ensino superior."

Já o professor da Faculdade de Educação da USP, José Sérgio Fonseca de Carvalho, reforçou a necessidade de os professores terem uma formação continuada a respeito dos direitos humanos. "Só é capaz de ensinar as virtudes públicas o professor que cultive essas práticas escolares durante o cotidiano", disse Fonseca.