Programa Faixa de Fronteira idealiza maior integração do Brasil com a América do Sul

18/05/2005 - 19h42

Graziela Sant’Anna
Da Agência Brasil

Brasília – A maior integração do Brasil com a América do Sul é um dos focos do Programa Faixa de Fronteira, a ser instituído pelo Ministério da Integração Nacional. A fronteira brasileira tem 150 quilômetros de extensão, ao longo de 15.719 quilômetros. Isso corresponde a 27% do território nacional.

"O programa é a consolidação da região como um espaço prioritário do desenvolvimento do país", declarou o ministro da Integração Nacional Ciro Gomes. "Os resultados esperados são: ativação econômica, o fortalecimento da base social local, o resgate da cidadania e a contribuição para as ações de desenvolvimento da América do Sul." Cerca de 10 milhões de pessoas vivem nos 588 municípios que fazem fronteira com dez países.

São casos de ações nas regiões de fronteira a produção de pesca, de atividade madeireira e de turismo ecológico, no Alto Solimões (Amazonas); o florestamento e a fruticultura, no Rio Grande do Sul, e a atividade de apicultura e cultura de erva-mate, em Ponta Porá (Mato Grosso do Sul).