D'Alema prevê pressão para assinatura de acordo de cooperação UE-Mercosul

18/05/2005 - 20h18

Brasília, 18/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Comissão do Parlamento Europeu para América Latina, Massimo D’Alema, informou que os parlamentares da Europa pressionarão os governos que compõem o Mercosul e a União Européia para a assinatura de um acordo de cooperação entre os dois blocos econômicos.

"Estamos pressionando europeus e latino-americanos. Queremos que eles estabeleçam um acordo eficaz, o mais rapidamente possível", acrescentou, após reunião entre a Delegação Parlamentar da União Européia e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na noite desta quarta-feira.

De acordo com D’Alema, o Brasil é o líder do Mercosul e, por isso, os ajustes comercias devem ser iniciados aqui. "O Mercosul precisa atingir os padrões comercias que o Brasil tem com a Europa. Quase 23% das exportações brasileiras vão para lá. A balança comercial é bem melhor para o Brasil", afirmou.

D’Alema disse ter saído "satisfeito" da reunião com o chanceler: "Acredito que, ao final da visita, teremos dado passos largos nesta relação multilateral". Ele também participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (17), mas não quis comentar o encontro.