Rio fiscaliza distribuição e importação de peixe cru congelado

12/04/2005 - 21h36

Rio, 12/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Vigilância Sanitária Municipal fiscalizou hoje 20 restaurantes japoneses para verificar se os peixes usados nos pratos estavam dentro dos padrões sanitários exigidos pela legislação. Os técnicos informaram que a fase atual é educativa e pretende levar aos comerciantes noções de congelamento de algumas espécies de peixes, como o salmão, para evitar a ocorrência de doenças.

A intensificação na fiscalização dos restaurantes japoneses e em casas que comercializam e importam pescado, principalmente o salmão, deve-se ao registro de um caso de difilobotríase na cidade. A doença é provocada por um verme que se desenvolve na carne do salmão e se aloja no intestino do homem, quando se come a carne infectada crua, mal cozida ou mal defumada.

O coordenador da área de alimentos da Vigilância Sanitária Municipal, Cláudio Sérgio Bastos, explicou que os peixes importados, em sua maioria, são criados em cativeiro, o que reduz sensivelmente a possibilidade da presença do parasita na carne. Segundo os especialistas, os peixes crus, fatiados ou inteiros, devem ser embalados e congelados em temperatura inferior a sete graus.

A fiscalização continuará até o final da próxima semana, em 250 estabelecimentos distribuidores e importadores de pescado.