Brasília, 20/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Congresso Nacional retoma os trabalhos legislativos com as discussões centralizadas em torno da Medida Provisória 232, que aumenta impostos para as empresas prestadoras de serviço. O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), pretende se reunir durante a semana com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para tratar do assunto.
O parlamentar já alertou o presidente da República, em audiência na última semana, sobre as dificuldades para a aprovação da medida, sem modificações, na Câmara. A MP 232 eleva de 32% para 40% a carga tributária das empresas prestadoras de serviço e corrige em 10% a tabela de Imposto de Renda.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também advertiu sobre a necessidade de negociar a MP, durante encontro com empresários na quinta-feira (17). "O Congresso Nacional vai fazer tudo o que precisa ser feito para um acordo em torno da medida", disse.
Outro tema polêmico deve constar da agenda política desta semana: a reforma política e a tributária, que serão discutidas em almoço marcado por Calheiros, com Cavalcanti e os líderes partidários. O almoço será realizado na residência oficial da presidência do Senado.
"Precisamos demonstrar criatividade para encontrar os caminhos do consenso, assim como foi feito com todas as demais reformas já aprovadas no Congresso", declarou o senador Renan Calheiros ao assumir a presidência da Casa.