Brasil será tema de feira de alimentos orgânicos na Alemanha

20/02/2005 - 9h40

Pedro Z. Malavolta
Da Agência Brasil

São Paulo - O Brasil será tema da maior feira de produtos orgânicos do mundo, a BioFach, que será aberta na quinta-feira (24) em Nurenberg (Alemanha). A Apex-Brasil (Agência de Promoção das Exportações do Brasil) está coordenando uma missão de cem empresas, na sua maioria de pequeno e médio porte (93%). O projeto conta com o apoio do Sebrae, Banco do Brasil, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Os planos do vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Thomas Timm, são ambiciosos: "Temos como meta transformar o Brasil no maior produtor de produtos orgânicos do mundo". Timm baseia esta previsão no fato de o Brasil possuir 87% das novas áreas agriculturáveis mundiais. Para que um produto seja certificado como orgânico, ele deve ser produzido sem uso de agrotóxicos, mas há muitos requisitos,.

Mesmo que a comercialização de produtos orgânicos do Brasil mantenha suas taxas de crescimento atuais, entre 30% a 50% ao ano (o dobro da média mundial), o país ainda está longe de ser o maior produtor. Segundo os dados da Apex, o mercado mundial de orgânicos movimenta US$ 26,5 bilhões, dos quais US$ 100 milhões no Brasil.

O presidente da Apex, Juan Quirós, explica que os três principais países compradores de orgânicos são os Estados Unidos, Alemanha e Japão. "Apesar de os EUA serem o maior mercado mundial, identificamos que o mercado alemão, e europeu em geral, seria mais fácil de conquistar", justifica Quirós. E acrescenta: "Ser o país tema da BioFach é muito importante para a estratégia brasileira de fortalecer a produção de orgânicos e a agricultura familiar."