Quilombolas brasileiros vão aos EUA participar do Mês da Consciência Negra

14/02/2005 - 10h55

Cecilia Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Sete quilombolas brasileiros vão viajar para os Estados Unidos em visita patrocinada pela embaixada americana e pela Fundação Cultural Palmares. Um dos compromissos do grupo formado por quilombolas de várias partes do país será a Celebração pelos Afro-Descendentes nas Américas, que acontece no Congresso Nacional dos EUA com representantes de todo o continente.

Segundo a diretora de Proteção do Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Palmares, Bernadete Lopes, o objetivo da viagem é aproximar os negros dos dois países. "A gente parte do princípio que viajar é conhecer, aprender. Eles verão como vivem os negros lá porque o racismo é mais declarado", afirma a diretora. Bernadete Lopes explica que entre os critérios para a seleção dos representantes brasileiros foi levado em consideração o fato de eles nunca terem viajado para o exterior.

Líder de uma comunidade quilombola de cerca de 720 famílias no município de Santa Luzia (PB), Luis Bento dos Santos diz que espera ver as experiências das comunidades negras em outros países. "Eu quero ver o desenvolvimento: de onde eles partiram e onde estão", afirma.

A viagem de 15 a 25 de fevereiro faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra nos EUA.