Itamaraty divulga nota condenando atentado no Líbano

14/02/2005 - 21h05

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informando que o governo brasileiro "condena com veemência o atentado terrorista que ceifou a vida do deputado e ex-primeiro ministro do Líbano Rafik Hariri, bem como do ex-ministro Bassel Fleihan, e feriu dezenas de outros cidadãos libaneses em Beirute".

A nota acrescenta que o governo brasileiro "manifesta sua preocupação com os eventuais desdobramentos dessa ação terrorista e confia em que as autoridades libanesas consigam identificar e punir os culpados e seus instigadores".

De acordo com o Itamaraty, Rafik Hariri realizou visitas oficiais ao Brasil em 1995 e 2003, "contribuindo para o adensamento das relações bilaterais e para o fortalecimento dos laços de amizade entre os povos brasileiro e libanês".

A nota informa ainda que "o governo brasileiro reconhece a importante contribuição que o ex-primeiro ministro Hariri prestou para a paz civil, para a estabilização política e para a reconstrução do Líbano, após longos anos de guerra".

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem de condolências ao governo libanês e à família de Rafik Hariri.