Município de Pernambuco tem mais um caso de cólera

14/02/2005 - 10h16

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou o quarto caso de cólera do ano no município de São Bento do Uma, a 217 km do Recife. A vítima, um menino de 1 ano e 8 meses, foi medicada e se recupera em casa. As outras pessoas contaminadas, duas crianças e uma senhora de 78 anos, passam bem

O prefeito do município, Padre Aldo, afirmou que espera receber apoio do ministério da Saúde e do governo do estado para melhorar as redes de saneamento básico e de abastecimento de água, que são precárias. Desde a confirmação do primeiro caso de cólera na cidade, no início do ano, técnicos da secretaria estadual e do ministério da Saúde vêm trabalhando de casa em casa, na conscientização da população sobre higiene pessoal e dos alimentos, monitoramento das águas do rio Uma e na oferta de água potável de qualidade, por meio de carros pipa.

Soldados do exército vão se unir nos próximos dias às equipes do Programa de Saúde da Família, para reforçar as ações de esclarecimento à população sobre formas de prevenção.

A doença intestinal infecciosa, que pode levar à morte, é provocada pela toxina do vibrião colérico, através da ingestão de água e alimentos contaminados. Os sintomas mais evidentes são diarréia com ou sem vômito e dor abdominal.