Meirelles diz que cenário internacional é favorável ao Brasil

14/02/2005 - 15h00

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O cenário econômico internacional é favorável ao Brasil, embora existam riscos relacionados principalmente ao desempenho da economia norte-americana, "mas dentro da estimativa de consenso, esses riscos não devem prevalecer". A avaliação foi feita hoje pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Ao encerrar o seminário Cenários da Economia Brasileira e Mundial em 2005, Meirelles afirmou que se trata de um "cenário benigno" de uma economia que cresceu bem em 2004 e que vai desacelerar este ano, mas ficará ainda em um patamar historicamente bastante elevado.

O ministro lembrou que a economia americana, por exemplo, cresceu 4,4% no ano passado e deve apresentar em 2005 um crescimento de 3,5% ou 3,6%. No Brasil, que apresentou em 2004 crescimento de 5,3% até o terceiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2003, a expectativa é de que este ano a economia cresça em torno de 4%.

Meirelles frisou que o governo vai trabalhar com a hipótese de um cenário externo positivo, "porém com riscos importantes". Segundo ele, o mundo todo está olhando com muita atenção o ajuste dos mercados frente ao déficit em conta corrente americano.