Deputados esperam concluir votação só depois das 20 horas

14/02/2005 - 18h52

Gabriela Guerreiro e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Dos 513 deputados, 485 estão em plenário para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara. O processo de votação teve início há pouco, com a chamada nominal de cada parlamentar, em ordem alfabética, por estado - começando pela região Norte. A votação para os sete titulares e quatro suplentes da Mesa está sendo feita em duas cabines instaladas no interior do plenário da Câmara, em cédulas de papel, uma vez que a votação é secreta.

Concorrem aos 11 cargos 19 candidatos de diversos partidos. O único cargo onde há disputa entre candidatos de partidos diferentes é a presidência da Câmara. Nos demais cargos, a disputa ocorre entre parlamentares da mesma legenda, já que o critério da proporcionalidade permite aos deputados se lançarem como candidatos avulsos ao cargo que cabe ao partido. A expectativa dos parlamentares é que somente após as 20 horas o processo de votação seja concluído.

O deputado João Caldas (PL-AL) apresentou questão de ordem no plenário para pedir a impugnação da candidatura do deputado Edmar Moreira (PL-MG) à quarta secretaria da Câmara. Moreira foi escolhido candidato oficial pelo PL, mas Caldas argumentou que a indicação foi tomada sem a participação da bancada do PL. O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), indeferiu a questão de ordem e manteve a candidatura oficial para a quarta secretaria.

No início da sessão, os deputados fizeram um minuto de silêncio em memória da missionária americana e naturalizada brasileira Dorothy Stang - assassinada com seis tiros no último sábado (12) no município de Anapu, a cerca de 500 quilômetros de Belém (PA). A homenagem, a pedido
do deputado Jair Bolsonaro (PFL-RJ), foi estendida aos policiais militares mortos em conflitos de terras no Norte do país.