Embraer vai participar do sistema de defesa aérea da Índia

08/02/2005 - 19h01

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) divulgou hoje nota sobre a parceria firmada com o governo indiano, por meio da Organização para Pesquisas e Desenvolvimento de Defesa (DRDO - da sigla em inglês), que prevê a participação da ex-estatal no sistema de alerta aéreo avançado da Força Aérea Indiana.

Pelo acordo, a Embraer deverá fornecer três aeronaves EMB 145, especialmente desenvolvidas conforme estudos em andamento. De acordo ainda com o comunicado, recentemente uma equipe brasileira esteve visitando aquele País, a convite da DRDO, para discutir a questão.

A expectativa é de que o acordo possibilite outras encomendas futuras. Por meio da nota, o vice-presidente executivo para o Mercado de Defesa da Embraer, Romualdo Barros, declarou que "a empresa considera um marco importante esta parceria com a DRDO, uma instituição reconhecida como uma das grandes líderes em desenvolvimento de alta tecnologia na Ásia". De acordo com ele, além do contrato para o fornecimento da plataforma EMB 145 ISR, a empresa deverá atuar com a sua capacidade de engenharia. Ele informou que as relações com a Índia vem se desenvolvendo desde 2003, quando cinco aviões Legacy (Transporte de Autoridades) foram encomendados pelo governo indiano.