Eleição da Mesa Diretora da Câmara é tema da reunião da bancada do PT prevista para domingo

08/02/2005 - 8h45

Ellis Regina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A bancada do PT vai se reunir logo após o carnaval para tratar da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, marcada para próximo dia 14. No encontro, provavelmente um dia antes do pleito, os parlamentares vão fazer os últimos acertos e indicar o nome de um parlamentar para ocupar o cargo de suplente. Segundo acordo firmado entre os líderes partidários, os deputados candidatos a um dos onze cargos da Mesa Diretora poderão fazer suas inscrições até às 15h do dia 14 de fevereiro. A eleição começará logo em seguida, às 16 horas, sem horário para término.

Até agora, disputam o cargo o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), o candidato avulso do PT, Virgílio Guimarães (PT-MG); José Carlos Aleluia (PFL-BA), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ). Dos cinco, apenas José Carlos Aleluia ainda não registrou oficialmente seu nome na Secretaria-geral da Câmara. A expectativa é de que o candidato formalize sua candidatura no dia 10 de fevereiro.

O excesso de concorrentes à Presidência da Câmara pode levar a disputa para o segundo turno, caso nenhum candidato obtenha, na primeira votação, a maioria absoluta (metade mais um) dos votos válidos.

No Senado, não haverá disputa para a Presidência da Casa. Os congressistas decidiram respeitar o princípio da proporcionalidade partidária e vão apoiar o candidato indicado pelo PMDB, senador Renan Calheiros (AL). Nos demais cargos da Mesa Diretora do Senado, as indicações dos partidos foram acatadas pelos senadores e não há disputa pública.