Agências da Previdência são elogiadas pelo atendimento prestado ao cidadão, diz ouvidora

08/02/2005 - 8h41

Brasília - Nem só de denúncias e reclamações funciona a Ouvidoria da Previdência Social. Dos 20 mil atendimentos registrados mensalmente pela Ouvidoria, aproximadamente 200 enaltecem a prestação de serviços da Instituição. Os elogios, além de motivo de orgulho para o Ministério da Previdência, também são úteis para pautar e implementar novas ações previdenciárias.

De acordo com a ouvidora-geral, Neiva Renck, a aprovação decorre, sobretudo, quando o cidadão, que tinha uma imagem negativa da Previdência, é surpreendido por uma recepção calorosa, rápida e confortável nas agências. "É o excepcional e o diferencial que mais chamam a atenção dos segurados", afirma.

Em 2000, a Ouvidoria recebeu 970 elogios, número que saltou para 4.985 só nos últimos 12 meses. Crescimento que Neiva Renck atribui, em boa parte, às melhores condições de instalações e atendimento das agências do INSS, principalmente, aquelas em que foi implantado o Programa de Melhoria de Atendimento.

"Há um esforço grande do Ministério da Previdência em aperfeiçoar e fornecer mais acesso aos serviços, sem a necessidade de o cidadão enfrentar longas e demoradas filas", afirma a ouvidora-geral.

Hoje, com o sistema 0800, a Previdência oferece comodidade e economia de tempo ao trabalhador. O PREVFone (0800 78 0191) recebe ligações de todo o País e tem atendimento personalizado, de segunda a sábado, das 7h às 19h, e atendimento eletrônico 24 horas por dia. Pela Internet também é possível se comunicar com a Previdência Social. O endereço eletrônico é www.previdencia.gov.br e a navegação é simples.

As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Previdência.