Rio, 7/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Boeing 707 KC 137, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou às 21h25h do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, levando 16 toneladas de doações para as vítimas do maremoto na Ásia. O avião veio de São Paulo e no Rio embarcaram 20 técnicos das Forças Armadas e dos ministérios da Saúde, da Agricultura e das Relações Exteriores.
O objetivo é fazer uma avaliação das necessidades mais urgentes da população atingida e orientar as ações do governo brasileiro na região. A primeira escala prevista será na Namíbia e em seguida, Indonésia e Sri Lanka.
No total, 12 países dos continentes asiático e africano sofreram os efeitos do fenômeno. Das 16 toneladas de carga enviadas hoje, nove são de água mineral e sete, de medicamentos. Esse é o terceiro carregamento de doações, que já somam 92 toneladas. No primeiro carregamento, que saiu do Brasil três dias após a tragédia, foram enviadas à Tailândia 16 toneladas de donativos. Na última segunda-feira, foram 60 toneladas com destino ao Sri Lanka.
Na próxima terça-feira (11), o ministro chefe da Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, participará de reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), na Suíça. No encontro será discutida a criação de uma estratégia internacional de assistência humanitária aos países atingidos pelo maremoto.