Garcia vai sugerir que Lula use seu prestígio para apressar liberação de dinheiro para o Haiti

11/11/2004 - 12h54

Brasília, 11/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que irá sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que use seu prestigio internacional para pressionar a liberação de recursos do Fundo Internacional para a Reconstrução do Haiti. Garcia chegou hoje ao Brasil, após uma viagem de seis dias ao Haiti. Segundo ele, o quatro de desagregação social naquele país é "espantoso", e o governo atual, devido à falta de recursos, não conseguiu melhorar a situação.

"O governo não dispõe de recursos, e isso é paradoxal, já que esses recursos existem em nível internacional. Foi decidida a doação de mais de US$ 1 bilhão para a reconstrução do país. Essa decisão foi tomada por vários governos e organismos internacionais, mas o dinheiro não tem chegado ao país", afirmou.

Garcia disse que está preocupado com a possibilidade de esses recursos demorarem muito para chegar ao Haiti. "Se não houver mobilização forte no sentido reativar economia do país nos próximos meses, os riscos de conflitos sociais podem aumentar. Nós procuramos ponderar essa questão e vamos pressionar o governo haitiano, mas principalmente os organismos internacionais e as grandes potências, que controlam a liberação desses recursos", garantiu.

Segundo Marco Aurélio Garcia, o governo brasileiro acredita que a questão essencial para o Haiti é tentar uma estabilização política baseada na reconstrução econômica e na reconciliação social. Garcia lembrou que a comissão eleitoral está preparando as eleições do país, que serão realizadas a partir de setembro do ano que vem. "A observação do governo brasileiro, que foi compartilhada por praticamente todos os meus interlocutores, foi que essas eleições serão realizadas em bom ou mau estado, dependendo em grande medida da evolução da situação econômica e social", disse.