TSE veicula campanha para voto consciente

23/09/2004 - 19h42

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com o slogan "O destino da sua cidade na sua mão", o Tribunal Superior Eleitoral vem veiculando, em todas as emissoras de TVs, filmetes para esclarecer o eleitor sobre o processo de votação. O tribunal também veicula nas emissoras de rádio spots com o mesmo objetivo. Segundo a assessoria de imprensa do TSE, a campanha tem caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Na campanha, o tribunal tem buscado esclarecer ao eleitor sobre o processo de votação, sobre como votar, sobre a importância de exercer o voto, sobre o significado do voto de cada cidadão, sobre a importância de se escolher bem o candidato na hora de votar. Tanto nos vts como nos spots, o TSE tem buscado de forma sutil conscientizar o eleitor a dar um voto para a cidadania.

"Cada vez que um brasileiro vota, ele está dando um voto para a cidadania, para a igualdade e para o fortalecimento da democracia do país", diz o texto da campanha. Outro filmete afirma "Vote! Escolhendo bem os seus candidatos, quem ganha é a sua cidade". Na campanha o TSE conclama os eleitores para procurarem saber quem são os candidatos e quais são as suas propostas.

Na campanha, o TSE alerta para o voto consciente e esclarece que "durante o período da campanha eleitoral, a doação, o oferecimento, a promessa ou a entrega pelo candidato ao eleitor de qualquer benefício em troca de voto, é considerado crime. O TSE lembra que "você pode evitar que isso aconteça. Escolhendo o candidato pelas suas propostas, pelo que ele pode fazer de bom pelo município. Você está valorizando o seu voto e cumprindo o seu dever como cidadão. Assim, quem ganha é a democracia e a sua cidade".

A campanha de esclarecimento e de conscientização do eleitor a escolher bem os candidatos a prefeito e vereador iniciou em 1 de agosto e vai até o dia da eleição (3 de outubro). Foram produzidos 30 filmetes e 30m spots com o lema campanha da cidadania – vota Brasil. A campanha está assegurada na Constituição, que garante 10 minutos diários em rede nacional de rádio e televisão ao TSE.

No dia 2 de outubro, na véspera da eleição, às 20 horas, o presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, vai fazer um pronunciamento, em rede nacional de rádio e TV, convocando os eleitores a votarem com consciência.