Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Além dos 119 Telecentros instalados pela prefeitura de São Paulo, os paulistanos contam com outros 78 infocentros do governo estadual, somando 197 centros de inclusão digital no município. Em todo o estado de São Paulo, há 172 infocentros mantidos pelo governo. Nesses locais, qualquer cidadão pode enviar e receber e-mails, redigir e elaborar currículos, procurar vagas de emprego pela internet, realizar pesquisas escolares e acessar serviços de utilidade pública. Os telecentros da capital paulista estão servindo de modelo para o governo federal colocar em prática seu projeto de inclusão digital.
Tanto os telecentros como os infocentros são espaços equipados com computadores conectados à Internet sem necessidade de linhas telefônicas. Cada usuário tem direito a pelo menos 30 minutos de acesso livre e gratuito. Nos telecentros são utilizados softwares livres, que funcionam a partir do sistema operacional GNU/Linux. Os aplicativos disponíveis fazem parte do pacote OpenOffice.org, e possibilitam ao usuário a execução das principais tarefas de escritório. Já os infocentros da capital devem passar a usar o sistema GNU/Linux até o final do ano. No interior, o sistema continuará a usar programas que pagam royalties. Em ambos os tipos de centros, há monitores que auxiliam o público na execução das atividades.
Segundo a 7ª Pesquisa Internet Pop/Ibope, realizada em maio de 2000, a causa mais aparente da exclusão digital é o alto custo dos equipamentos, da linha telefônica e dos serviços. De acordo com a pesquisa, na região metropolitana de São Paulo, apenas 15% da população têm acesso à Internet. Do total de usuários, 85% fazem parte das classes sociais A e B, 13% da classe C e apenas 2% das classes D e E.
Segundo o Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo, já existem 475.191 usuários cadastrados e 98.904 alunos já concluíram cursos nos telecentros da cidade. Segundo informações do Programa Acessa São Paulo de julho deste ano, os infocentros realizaram 8 milhões de atendimentos, com 355 mil cadastros em todo o estado de São Paulo.