Entenda o projeto da BR-101

23/09/2004 - 19h08

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Outra prioridade do governo federal na área de infra-estrutura citada por Lula hoje em entrevista a radialistas é a duplicação da BR-101. A estrada corta o país pelo litoral, e o trecho sul da BR-101 (que liga Florianópolis até o Rio Grande do Sul) já teve os editais de licitação para supervisão ambiental e gerenciamento das obras publicados no Diário Oficial da União. A expectativa do Ministério dos Transportes é que as obras tenham início ainda este ano.

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois das eleições municiais de outubro as obras vão "começar definitivamente" na BR-101 Sul. "Acho que vou no Rio Grande do Sul, no final de outubro, dar ordem de serviço, portanto ela vai começar definitivamente", afirmou o presidente hoje aos radialistas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já garantiu 60% das verbas para a duplicação da BR 101-sul, trecho de 343 quilômetros entre Palhoça (SC) e Osório (RS). O dinheiro liberado pelo BID, R$ 140 milhões, é suficiente para o início das obras. O trecho sul da BR-101 tem 343 quilômetros de extensão, e a duplicação está orçada em US$ 800 milhões de dólares – dos quais 40% serão recursos da União.

A proposta orçamentária para 2005 enviada pelo governo federal ao Congresso prevê recursos de R$ 1,2 bilhão para a BR-101. Os recursos vão ser aplicados tanto no trecho sul como no Nordeste brasileiro, mas o ministro do Planejamento, Guido Mantega, adiantou ao anunciar o Orçamento que a maior do dinheiro deverá ser destinada ao Nordeste – uma vez que as obras na região Sul estão mais adiantadas.

Na parte da estrada no Nordeste, ligando o Rio Grande do Norte à Bahia, apenas as licitações para o trecho entre Natal (RN) e Palmares (PE) estão em fase final. O trecho que liga Palmares à Bahia só deve ter as licitações autorizadas no ano que vem.

A idéia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é duplicar a parte nordeste da estrada para garantir investimentos na região. "Ela vai ser a grande rodovia do turismo brasileiro. É o tipo de estrada que o Estado tem que fazer porque, depois que o estado fizer, vem o progresso atrás, vai vir os hotéis, as pousadas e os restaurantes, e o turista vai poder descer num estado e trafegar seguro em todo o Nordeste", ressaltou Lula.