Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Empresários do setor varejista pediram hoje ao ministro Luiz Fernando Furlan a criação de uma secretaria de comércio no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A proposta foi apresentada em evento de lançamento do Instituto para Desenvolvimento do Varejo ( IDV), entidade criada pelas grandes redes varejistas do país para ser um canal de discussão de temas de interesse do comércio formal.
O ministro definiu a instalação do IDV como uma iniciativa bastante oportuna. "Um grupo muitorepresentativo, geograficamente e setorialmente, está se reunindo no sentido de contribuir para que haja uma modernização nas relações entre capital e trabalho e, ao mesmo tempo, fazendo com que o consumidor seja o grande beneficiado do crescimento", disse Furlan.
Entre os projetos já em andamento no IDV estão sugestões para as reformas trabalhista e tributária. O varejo representa 19,5% do PIB brasileiro. Nos últimos anos, o setor vem apresentando crescimento constante de 4% na abertura de novos estabelecimentos e 5,5% no número de funcionários. Em todo o país, há cerca de 1,06 milhão de lojas responsáveis por 4,8 milhões de empregos diretos. No entanto, a média de informalidade no setor é de 55%. Em segmentos como vestuários e acessórios, o comércio informal chega a 90%.