Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A cidade de Catanduva, no interior paulista, recebeu hoje quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Ministério da Saúde. São três unidades de suporte básico e uma unidade de suporte avançado, que atenderão à população de Catanduva e de mais 19 municípios do entorno. Por meio do telefone 192, a população poderá pedir atendimento em caso de urgência, em uma central de atendimento 24 horas por dia.
A entrega das unidades foi feita pelo diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, o Serviço Móvel de Urgência tem capacidade para atender 277,5 mil habitantes da cidade de Catanduva e entorno: Irapuã, Marapoama, Novais, Palmares Paulista, Paraíso, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapoã, Urupês, Itajubi, Novo Horizonte, Pindorama, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Ariranha, Catiguá, Elisário e Embaúba.
Chioro explicou que as unidades de suporte básico levam um auxiliar de enfermagem e um técnico de enfermagem, especializados em atendimento de emergência. Já a unidade de suporte avançado "é uma UTI móvel", com equipamentos específicos de uma unidade de terapia intensiva. Conta com um médico e uma enfermeira especializada.
Segundo o diretor, o Samu tem o objetivo de contribuir para reduzir a mortalidade, o tempo de internação e as seqüelas de acidentes. "A primeira causa de mortes no país são as doenças do aparelho cardiovascular, apresentando situações de urgência como infarto, derrames, além de problemas relacionados à violência e acidentes de trânsito". Até o final do ano, o Ministério da Saúde pretende atender 118 milhões de pessoas com o programa.