Tarso Genro leva a Lula meta de implantação do Fundeb

21/07/2004 - 6h48

Brasília, 21/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Tarso Genro, apresentou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as principais metas para o ano, como possíveis ajustes no orçamento. O objetivo é acomodar os novos planos do ministério para 2005, como a implantação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que irá substituir o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Fundamental (Fundef). "Nós não temos visão romântica à respeito da elasticidade do orçamento e as prioridades são determinadas pelo Presidente da República", revelou o ministro.

Tarso Genro disse ter levado a Lula suas propostas de trabalho, mas ressaltou que não cabe ao MEC planejar o orçamento, mas sim ao presidente, que deverá verificar a relação da proposta com as disponibilidades do governo. "Obviamente quando apresento um plano de trabalho, o presidente tem que avaliar se esse projeto tem pertinência. Cabe ao presidente dar as orientações básicas para isso", explicou o ministro.

Outra proposta apresentada ontem trata da implantação de 500 escolas profissionalizantes que serão criadas dentro de empresas, já no ano que vem. O Projeto de Formação Profissional nas Empresas contará com recursos do Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante (Proep) e pretende capacitar os próprios funcionários das empresas em cursos técnicos, com a possibilidade de ainda abrir espaço para estudantes que moram nas proximidades das fábricas.