Doações gaúchas de agasalhos chegam a 15 comunidades indígenas

21/07/2004 - 9h55

Shyrlei Prestes
Repórter da Agencia Brasil

Porto Alegre – A Campanha do Agasalho do Rio Grande do Sul alcança os 335 municípios gaúchos e distribui roupas, calçados e alimentos para 166 entidades em Porto Alegre. Até esta terça-feira, 19 de julho, ainda não havia sido feito um balanço dos volumes arrecadados desde o lançamento da campanha, que tem o mote Por Um Inverno Mais Quente, em 20 de maio, no Palácio Piratini. No ano passado foram arrecadados mais de um milhão de itens, entre roupas e calçados, 96 toneladas de alimentos e cerca de 24 mil cobertores. As doações foram levadas a necessitados de 320 municípios, dezenas de entidades assistenciais e 15 comunidades indígenas.

A Campanha do Agasalho gaúcha é organizada pelo Programa Família Faz Bem, conduzido pela primeira-dama do estado, Cláudia Rigotto. Ela valoriza a ação da família no ato da doação e procura envolver os gaúchos em uma rede de solidariedade. "É um momento para reflexão e ação, para pensar sobre o valor da generosidade para com quem necessita de nossa ajuda", acredita a primeira-dama.

A Campanha gaúcha é descentralizada. Cada município, sob a coordenação da primeira-dama local, realiza sua campanha e lá mesmo os agasalhos e alimentos são distribuídos para a comunidade. Esta iniciativa também vale para as grandes empresas, que depois de arrecadar os donativos entre seus funcionários, fazem a entrega dos produtos para as famílias dos lugares onde atuam. A contagem final da campanha será feita em em setembro.

Durante pouco mais de três meses, uma grande estrutura para recolher e distribuir as doações. Em Porto Alegre, há arrecadação em redes de supermercados, de farmácias, bancos, padarias, bares, empresas públicas e nas sub-prefeituras. Sob a coordenação da Central de Doações, um exército de voluntários trabalha em tempo integral para agilizar a distribuição. A Campanha do Agasalho conta também com a participação de um Grupo Executivo, formado por representantes das secretarias estaduais e vinculadas, de órgãos federais e empresas privadas, que colaboram na divulgação, em ações e arrecadação.