Campanha contra discriminação é lançada no Rio

21/07/2004 - 13h00

Rio, 21/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - "Discriminação: quem se omite, pratica" é o tema da campanha lançada nesta quarta-feira pelo Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), durante o seminário Racismo e Intolerância, Desafio para a Sociedade Brasileira, promovido pela entidade no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A primeira peça da campanha já está na internet.

O diretor-executivo do CERIS, Luís Alberto Gómez de Souza, disse que a proposta da campanha é combater qualquer forma de discriminação, seja de raça, cor, sexo, idade, religiosa, classe social ou de deficiência física. "A força dessa campanha é mostrar que a omissão frente a questão já é uma prática e nós temos que enfrentar todas as discriminações e não se omitir", assegurou.

A campanha será feita em parceria com entidades e organizações que realizem ações concretas na base, cabendo a elas a escolha do tema a ser desenvolvido. As avaliações das ações serão discutidas em seminários, em uma segunda etapa.

O seminário reúne mais de 400 pessoas, representações de 11 estados, e encerra o projeto Ação Durban que premiou 30 trabalhos realizados em 17 estados contra a xenofobia e o racismo, abrangendo áreas como saúde, questão étnica e geração de empregos, entre 300 experiências selecionadas pelo CERIS. As conclusões dos trabalhos serão discutidas ao longo do dia com a finalidade de mostrar os avanços conseguidos no setor, e o que deve ser implementado, com base no Protocolo Mundial de Ação Durban, assinado pelo governo brasileiro na lll Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, em 2001, na África.