180 mil turistas são esperados em Fortaleza

04/07/2004 - 8h59

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - Férias de julho. Os turistas começam a chegar. Por isso, amanhã (5/7), a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), lança uma operação de boas-vindas para receber os 180 mil turistas que deverão visitar o estado este mês, de acordo com o órgão. A maioria deles deve ficar principalmente em Fortaleza e fazer pequenos passeios a algumas praias próximas como o Cumbuco e o Beach Park, de Aquiraz.

Nos hotéis e restaurantes da Avenida Beira-Mar, onde se concentram os maiores e melhores hotéis da cidade, câmeras já monitoram o trecho de maior movimento. Além disso, a Setur vai montar um posto móvel de informações. Animados, garçons, maitres e recepcionistas esfregam as mãos à espera desses visitantes que devem deixar no Ceará aproximadamente R$ 277 milhões. Segundo o secretário de turismo, Allan Aguiar, a expectativa é de uma ocupação de 75% dos hotéis, o que representa um aumento de 15% em relação a julho do ano passado.

Do outro lado da avenida Beira-Mar, na Feirinha, um mercado ao ar livre, que reúne mais de uma centena de barracas fixas, a expectativa não é menor. É lá que os turistas costumam deixar uma parte razoável do que gastam na cidade.

Localizada na frente dos grandes hotéis, a feira foi criada ainda anos 80, para regularizar a atividade dos camelôs que se espalhavam pelo calçadão. No começo as barracas estavam na areia, em um trecho da praia que acabou urbanizado e hoje está incorporado ao calçadão. Apesar de dar ao espaço um ar atravancado, os turistas gostam. E gastam.