Empresários cobram mais agilidade do Congresso

08/06/2004 - 21h07

Brasília, 8/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os empresários do setor de infra-estrutura cobraram agilidade ao Congresso Nacional na aprovação dos projetos das agências reguladoras, das Parcerias Público-Privadas e da Lei de Falências. Para o setor, esses projetos são fundamentais para atração de recursos públicos e privados. Eles esperam que os parlamentares votem as matérias até o final de julho.

Os 400 empresários que participaram do workshop "Agenda para o Desenvolvimento Sustentável da Infra-Estrutura", promovido pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), entregaram sugestões ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerrou o evento.

A agenda positiva proposta pelos empresários inclui a retomada das reformas trabalhista, tributária e do Judiciário. Eles pedem, ainda, o cumprimento dos contratos, autonomia e independência dos órgãos reguladores, marcos regulatórios estáveis, definição de conjuntos de projetos estruturantes e novos mecanismos para a captação de recursos.

Segundo a Abdib, será necessária a aplicação de US$ 20 bilhões por ano na próxima década para o desenvolvimento do setor de infra-estrutura.