Brasília - Brasília será a primeira cidade da América Latina a sediar uma olimpíada para hemofílicos. A I Olimpíada dos Portadores de Coagulopatia da América Latina será realizada entre os dias 10 e 13 de junho, no Centro Interescolar de Educação Física (Cief). O objetivo é estimular a prática desportiva entre os portadores de coagulopatia para que deixem de ser considerados portadores de necessidades especiais.
Juntamente com a Olimpíada serão realizados workshops para apresentar novos tratamentos terapêuticos para os hemofílicos, não só na forma competitiva, mas por jogos cooperativos. Incentivar a integração social e esportiva dos coagulopatas é também uma forma de cuidar da saúde integral do atleta assim como o resgate da sua cidadania.
A primeira Olimpíada dos Portadores de Coagulopatias da América Latina é promovida pelo Ministério do Esporte e pela Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, juntamente com o Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia doutora Maria de Nazareth Petrucelli, secção Brasília.
As informações são do Ministério do Esporte.