Passagem da Tocha Olímpica pelo Rio vai mobilizar 3,5 mil homens

08/06/2004 - 16h51

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - Durante a passagem da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro neste domingo (13), cerca de 3.500 homens estarão mobilizados no esquema montado pelos organizadores. Somente a segurança do evento mobilizará 1.500 homens da Polícia Militar – 500 deles estarão envolvidos diretamente no show promovido pela Riotur, no Aterro do Flamengo, na última etapa do símbolo olímpico na cidade.

À Polícia Federal caberá liberar, ainda no aeroporto, os membros da delegação que acompanhará a Tocha Olímpica, desde a Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Rio, proteger o símbolo dos Jogos Olímpicos e as autoridades em visita à cidade. Para isso, serão mobilizados outros 80 agentes diretamente ligados à operação. A Polícia Civil colocará 50 homens especialmente treinados na área do mega-show do Aterro, onde dezenas de artistas estarão se revezando no palco.

A Capitania dos Portos colocará 30 militares ao longo da área costeira onde a tocha será conduzida. Haverá também integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, da Companhia Estadual de Tráfego (CET-Rio), da Comlurb e da Coordenadoria de Licença e Fiscalização da Prefeitura.

O esquema foi apresentado hoje pela presidente da Riotur, Ana Maria Maia.