Brasília, 8/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A empresa Emirates Airlines quer ter vôos diretos dos Emirados Árabes Unidos para o Brasil ainda neste ano. A idéia inicial é oferecer um vôo por dia de Dubai, principal centro econômico dos Emirados Árabes, para São Paulo.
Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio do Planalto, a delegação dos Emirados Árabes Unidos e da companhia aérea Emirates Airline, acompanhado pelos ministros do Turismo, Walfrido Mares Guia, e da Defesa, José Viegas, para tratar do assunto.
"O presidente Lula escutou com atenção e otimismo a proposta feita pela Emirates Airlines", disse Walfrido, destacando que o projeto é resultado da viagem do presidente àquele país, em novembro do ano passado.
O ministro da Defesa, José Viegas, ressaltou que para dar início às linhas aéreas entre as duas regiões, a Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (Cernai), do Ministério da Aeronáutica, ainda precisa aprovar o projeto. Em princípio, a proposta prevê uma freqüência diária entre Dubai e São Paulo. "Depois, dependendo da demanda, há possibilidade de autorizar vôos até duas vezes por dia", anunciou o ministro do Turismo.
Amanhã, haverá reunião da Cernai, no Rio de Janeiro, para tratar do assunto. Viegas destacou que o Brasil também está negociando vôos adicionais para a Bolívia e África do Sul. "Há, também, concretas possibilidades de fazer em curto prazo vôos entre Manaus e Madrid e Manaus e Miame", disse Viegas.