Embrapa expõe experiência de clonagem

24/04/2004 - 11h53

Nasi Brum
Repórter da Agência Brasil

Brasília, 24/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Crianças e adultos admiram curiosos a mais recente experiência da Embrapa na área de clonagem. Exposta em um curral em frente a um shopping de Brasilia, Lenda, uma bezerra de sete meses, não se incomoda com os olhares curiosos.

Lenda é a terceira bezerra fruto de experiências de clonagem. A primeira, a vaca Vitória, hoje com três anos, foi clonada à partir de células de um animal vivo. Vitoriosa foi a segunda bezerra clonada, sendo que foram utilizadas células da mãe, Vitória.

Lenda faz parte de uma nova pesquisa: clonagem feita à partir de células de uma vaca morta. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rodolfo Rumpt,

O trabalho abre a possibilidade de recuperar animais de alto valor produtivo e ainda no futuro, regenerar raças de animais ameaçados de extinção.

Os trabalhos da Embrapa estão expostos ao público em comemoração aos 44 anos de Brasília.

Também estão sendo mostrados os resultados das últimas pesquisas para o controle natural de pragas em hortaliças.

Além do combate às pragas, o pesquisador Jonas Lopes está apresentando o cultivo de hortaliças em vasos. "Hoje temos tecnologia para produzir batata-doce, alface, tomate ornamental, pimental e outras hortaliças em pequenos espaços, como simples vasos caseiros", explicou.