Brasília, 22/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, afirmou que a percepção do governo é a de que os problemas mais graves de emprego estão nas grandes cidades. Furlan destacou que medidas já foram tomadas e outras serão adotadas para reverter o quadro de desemprego.
O ministro lembrou as medidas, enviadas ao Congresso Nacional, que dão condições para investimentos pesados nas áreas de habitação popular e de saneamento básico.
"Infelizmente houve o trancamento da pauta de votação no Congresso. Por isso está havendo demora na aprovação dessas iniciativas. Há uma inovação em termos de financiamento, de facilitação para a recuperação da construção civil, que é uma grande empregadora e que no ano passado foi responsável por uma queda do desemprego", afirmou o ministro Furlan.
O trancamento da pauta de votação na Câmara dos Deputados ou no Senado ocorre quando existem medidas provisórias com prazo de votação vencido ou projeto de lei com urgência constitucional também vencida. Com isso, nenhuma outra matéria pode ser apreciada antes de votadas as MPs ou os projetos que obstruem a pauta.
Segundo o ministro, em suas viagens pelo interior do Brasil, observou que os problemas nessas regiões são menores e que as ofertas de emprego estão dentro da normalidade, ao contrário das grandes cidades.
Furlan deu as declarações ao comentar a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), que apontou aumento do índice de desemprego de 19,8% em fevereiro para 20,6% em março na região metropolitana de São Paulo.