Rio, 21/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O licenciamento e o merchandising foram os temas da palestra desta tarde na 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, que se realiza na Escola Naval, no Rio. Participaram dos debates vários especialistas.
O presidente da agência de responsabilidade social Comunicarte, Márcio Schiavo, chamou a atenção para as diversas ações de entretenimento combinadas com educação que deram resultado na televisão brasileira. Ele lembrou que campanhas de doação de órgãos, de crianças desaparecidas e contra as drogas foram feitas em novelas e colocaram os temas em discussão em todo País. Márcio Schiavo disse, ainda, que algumas são feitas para criar ambiente positivo de debates. Um exemplo foi a questão dos idosos, discutida em novela recente e que facilitou a tramitação no Congresso Nacional do Estatuto do Idoso, que acabou aprovado. Schiavo destacou que "essas campanhas permitem a possibilidade de levar inovações sociais ao grande público, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida".
Já a diretora da BBC, Theresa Plummer Andrews, lembrou que o licenciamento de produtos garante parte das receitas de empresas de comunicação destinadas à programação infantil, mas não deve influenciar no que será apresentado ao público. Durante a palestra ela explicou que, como a empresa recebe financiamento público, os programas não são produzidos com base em produtos. "A BBC não aceita programas baseados em brinquedos. Como temos financiamentos públicos poderíamos ser acusados de financiar a produção desses brinquedos e não há interferência comercial nos roteiros", disse.
Para a diretora comercial da Maurício de Souza Produções, Mônica de Souza, embora atualmente haja cerca de três mil licenciamentos de produtos que utilizam a marca da Turma da Mônica, a empresa também desenvolve projetos destinados ao merchandising social que não têm retorno comercial e nem são cobrados direitos autorais. Ela contou que já foram feitas campanhas sobre síndrome de Down e economia da água, entre outras, e que, agora a empresa está se preparando para estruturar um espaço na Clínica de Pediatria do Instituto do Coração, em São Paulo. "Nós falamos numa linguagem muito fácil de ser entendida por todas as classes sociais e isso é uma vantagem de usar a parceria com a Turma da Mônica", ressaltou.