Porto Alegre, 21/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os municípios da região sul e da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão mobilizados por causa do alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual (DCE). As prefeituras de Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Bagé, Santana do Livramento, Quarai, Uruguaiana e Alegrete, deixaram as secretarias de Obras, Habitação e de Saúde de prontidão para a ocorrência de tempestades amanhã (22) e na sexta-feira (23). Também estão de sobreaviso as equipes municipais de Defesa Civil e os comitês que assessoram os moradores atingidos.
Segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, a chegada de uma nova frente fria amanhã poderá provocar temporais, inundações, alagamentos, queda de granizo e fortes rajadas de vento, em pontos isolados especialmente da metade sul do estado e em áreas próximas da fronteira com o Uruguai. Não estão descartadas fortes pancadas e temporais também nas demais regiões, devido à acentuada instabilidade atmosférica sobre todo o território gaúcho.
Em Porto Alegre, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) programou plantões até às 22h de amanhã e de sexta-feira. Os plantões se estenderão após este horário caso a chuva seja muito intensa.