Amigos lembram atuação de Lélia Abramo em defesa da cidadania

10/04/2004 - 15h30

São Paulo, 10/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - A morte da atriz Lélia Abramo foi lembrada pelo Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, e diversas outras personalidades presentes ao velório da atriz, no Teatro Municipal de São Paulo.

Genoíno destacou a importância da atriz nas campanhas do partido para a Presidência da República, e mesmo agora, na formação do governo. "Ela nos deixa um exemplo muito forte e seu maior legado, sua militância política e sua atuação na cultura brasileira", disse.

Para o jornalista Cláudio Weber Abramo, sobrinho de Lélia, ela era "uma mulher lutadora". "Lélia teve uma carreira intensa e marcante em teatro e TV. Sua maior contribuição foi seu engajamento na luta civil e política com convicção nas causas em que acreditava", lembrou.

A luta da atriz pela cidadania foi ressaltada por seu amigo Tadeu Di Pyetro, ator, diretor de teatro e produtor cultural. "Lélia acreditava que a inserção e a inclusão dos brasileiros na cidadania passavam pela cultura e a educação. Acreditava que a cultura e a educação são os grandes instrumentos de transformação social e de transformação do Brasil em nação".