Saúde envia remédios a municípios catarinenses atingidos por ciclone

30/03/2004 - 18h12

Brasília, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Quase oito toneladas de medicamentos estão seguindo hoje para Santa Catarina. Vinte e dois municípios do estado, atingidos pelo ciclone Catarina, no final de semana, vão receber a ajuda do Ministério da Saúde.

O material foi dividido em kits de farmácia básica. Cada cidade receberá um kit com antibióticos, antitérmicos, analgésicos, antiinflamatórios e vermífugos. De acordo com o Ministério, os remédios são suficientes para atender três mil pessoas durante um mês.

Os medicamentos sairão de Brasília em um vôo fretado pelo Ministério. A previsão é de que os remédios cheguem ainda hoje em Florianópolis. O Departamento de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Estadual de Saúde, fará a entrega nos municípios afetados.

Como parte dos kits de medicamentos, foram incluidos 240 litros de soro - metade do tipo fisiológico, metade glicosado. Segundo o Ministério, o soro é importante porque serve para assistência ambulatorial e hospitalar, tratamento das vítimas de leptospirose e de pessoas com diarréias provocadas pelo consumo de alimentos ou de água contaminada.

Além disso, vão fazer parte dos kits 700 envelopes de sais de reidratação oral e 250 frascos de 50 mililitros de hipoclorito de sódio, que é usado para desinfetar a água.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que, aproximadamente, 3,5 mil pessoas ficaram desabrigadas em decorrência do ciclone. Outras 13 mil estão desalojadas.

O Ministério da Saúde deve ajudar também o Rio Grande do Sul assim que tiver as informações da Defesa Civil do estado.