Porto Alegre, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Rodoviária Federal, em ação conjunta com a Inspetoria da Receita Federal em Bagé, no interior gaúcho, a 383 quilômetros de Porto Alegre,apreenderam na madrugada do último sábado (27) contrabando de mercadorias importadas irregularmente, com documentação falsificada, avaliada inicialmente em R$ 9 milhões.
Segundo o Superintendente da Receita no Rio Grande do Sul, Luiz Jair Cardoso, a carga transportada em três carretas, procedente da Zona Franca do Uruguai, foi desviada do posto alfandegário de Aceguá,utilizando uma estrada vicinal.Os motoristas das carretas,com placas dos muncípios gaúchos de Marau e São Lourenço do Sul foram presos.
A carga, que se destinava às empresas de Sao Paulo, ainda não identificadas, é constituída por notebooks, motocicletas, quadriciclos, equipamentos e peças de áudio e vídeo, equipamentos de informática,projetores de multimídia, impressoras laser, equipamentos eletrônicos diversos, aparelhos de fotocópias, suplementos alimentares, monitores de tela de cristal líquido, equipamentos de rádio transmissão, equipamentos médicos, medicamentos, vídeo-cassete e outros.
Cardoso informou que, este, foi o maior contrabando já apreendido na inspetoria de Bagé. Explicou que o material, depois de separado, identificado e avaliado, será incorporado ao patrimônio da União e leiloado. Com esta, foram cinco carretas aprendidas em Bagé, nos últimos seis meses.