Palocci afirma que emprego é fundamental para evolução econômica equilibrada

30/03/2004 - 12h06

Ellis Regina e Daniel Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou hoje que a questão do emprego é fundamental para evolução econômica equilibrada. Segundo ele, houve uma evolução de 3,37% fevereiro de 2003 a fevereiro de 2004 – o melhor índice obtido nos últimos 12 anos.

Durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o ministro observou que a indústria extrativa mineral e o agronegócio foram os setores que apresentaram saldo positivo. Em contrapartida, diz Palocci, o setor de construção civil foi o mais afetado com um saldo negativo. "Isso não é um fenômeno recente. É preciso que o Congresso Nacional se debruce sobre a questão".

O ministro informou que, nesse sentido, o governo enviou à Casa legislativa um conjunto de medidas para o setor. Os projetos estão em análise na Câmara dos Deputados.

Palocci esclareceu que o crescimento na oferta de empregos tem se dado especialmente nas regiões do interior, com 4% de evolução. "Em alguns casos isso chega a quase dez vezes mais geração de empregos no interior do que nas regiões metropolitanas. Isso tem a ver com o impacto dos agronegócios", destacou.