Brasília, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começou hoje, em Brasília, a Terceira Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público. Até a próxima quinta-feira (2), centenas de empresários, consultores, gestores públicos e profissionais da tecnologia da informação, estarão reunidos para debater o desenvolvimento e a integração de soluções tecnológicas em beneficio da sociedade.
A mostra também reúne 41 empresas que estão apresentando seus lançamentos em softwares, produtos e serviços que podem ajudar a administração pública a prestar melhores serviços e promover a ampliação da cidadania, inclusive com a criação de sites acessíveis por portadores de deficiências visuais, auditivas e motoras.
Segundo o diretor-presidente do Serpro, Henrique Constabile, a mostra é o principal evento nacional de Tecnologia da Informação e uma grande oportunidade para as empresas mostrarem seus produtos, inovações e tendências tecnológicas. "O evento atrai a inteligência da Tecnologia da Informação e representa uma excelente oportunidade para apresentar soluções para o governo".
Para o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), vinculado à casa Civil da Presidência da República, Sergio Amadeo, o grande desafio da TI é buscar soluções que possam ser acessadas por todos, independentemente do sistema operacional utilizado. "Governo eletrônico implica em inclusão digital e essa inclusão só será possível mediante a utilização de padrões abertos".
Até a próxima quinta-feira, a terceira mostra de soluções em TI estará promovendo uma série de palestras, debates e oficinas empresariais tendo como princípios a inclusão digital e a ampliação do acesso ao serviço de governo eletrônico. Soluções como a encontrada pelo Serpro, que criou um barramento de integração que permite a troca de dados, processos e serviços entre todas as esferas de governo de modo seguro e gerenciado.
O evento foi aberto na manhã de hoje, no hotel Blue Tree Alvorada, com a palestra "Buscando um novo modelo globalizado de Tecnologia da Informação e Comunicação", ministrada pelo diretor do Serpro, Sérgio Rosa. A programação será retomada a partir das 14 horas com novas palestras e oficinas empresariais. Na pauta: modelagem da nova integração brasileira pelo governo eletrônico; exportação de software de alto valor agregado, gestão da informação e do conhecimento e o Programa Exporta Fácil criado pelos Correios.