Rio, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - As 39 empresas e órgãos públicos do Rio de Janeiro que participaram do Prêmio Qualidade Rio e foram reconhecidas por seus resultados em 2003 receberam nesta terça-feira as certificações do Programa Qualidade do Serviço Público do Governo Federal. Criado em 1991 para analisar e melhorar os processos e rotinas de trabalho no serviço público, o programa passou, a partir de 1995, a avaliar também o sistema de gestão dos órgãos e empresas, para garantir melhor qualidade de vida ao cidadão.
O diretor do Programa, Paulo Lima, disse que nos últimos quatro anos 1.400 organizações assinaram o termo de adesão. Segundo Lima, o setor de educação é o mais resistente, mesmo com os indicadores mostrando que nas escolas públicas o problema de gestão é grande, como o índice de repetência, a evasão e as dificuldades de aprendizado.
"Isso não é uma regra geral. Tem exceções, como o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, que começou a trabalhar com a gente para a transformação de gestão. Mas há uma certa resistência a tratar de assuntos de gestão na escola, tanto fundamental quanto de segundo grau e, principalmente, na universidade a gente tem uma dificuldade de entrar", acrescentou.
Na outra ponta, Paulo Daniel destaca o setor empresarial estatal como o mais avançado em termos de gestão. Já a área de saúde é a que tem conquistado mais avanços na qualidade dos serviços oferecidos à população nestes últimos anos.