Embrapa mostra processamento agroindustrial da mandioca na Tv

30/03/2004 - 11h45

Brasília, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Dia de Campo na TV que a Embrapa promove na 6ª feira (2), das 9h às 10h (horário de Brasília), aborda as alternativas de processamento agroindustrial da mandioca. Entre as possibilidades está o aproveitamento da farinha de mandioca como matéria-prima para a produção de pellets. O pellet é uma placa pré-cozida a partir da qual são feitos os salgadinhos fritos - os snacks, muito apreciados pelas crianças e consumidos também como tira-gosto pelos adultos.

Snack teve o sabor aprovado nos testes

A unidade Agroindústria de Alimentos da empresa, no Rio de Janeiro, desenvolve métodos e técnicas de processamento da mandioca e sua transformação em pellets, que podem ser utilizados por pequenos e médios produtores, cooperativas, para adicionar valor aos derivados da mandioca e oferecer ao mercado um produto diferenciado e de boa qualidade.

O processo usa a mandioca - matéria-prima de alta disponibilidade no país a preços competitivos; com isso, pode-se reduzir a importação de trigo. O pellet pode ser armazenado por até um ano - facilitando a etapa de comercialização - e após a fritura, pode ser imediatamente consumido.

O programa é transmitido ao vivo para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas pelo telefone 0800-701.1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273.8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br. (Ascom Embrapa)