Brasília, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou hoje que muitas pessoas cobram da política econômica a necessidade de baixar as taxas de juros de mercado, mas segundo ele, a evolução da economia tem mostrado que o Brasil tem conseguido baixar as taxas, embora elas ainda não estejam em um nível adequado: "é preciso baixá-las, mas é preciso baixá-las de maneira sustentável".
De acordo com Palocci, neste momento, o Brasil está convivendo com a taxa mais baixa desde o Plano Real, quando alcançou em 1997 e 1999 a média de 21,4% - juros reais. Palocci afirmou que, em 2002, o país atingiu a taxa de 15,8%, em 2003, 13,2%, e agora a taxa é de 9,3%. "Devemos ter confiança para continuar nessa curva de redução das taxas de juros reais, porque elas têm importância para retomada da atividade econômica", afirmou.
O ministro observou que a evolução da taxa de juros demonstra o esforço da política monetária para levar a taxa a níveis mais adequados para atividade econômica: "insisto que isso só foi possível a partir de uma mudança forte no comportamento fiscal do governo, embora isso signifique ajustes duros. Esse compromisso fiscal é que permite uma política de juros mais baixos historicamente", destacou.