Pedro Malavolta
Repórter da Agência Brasil
São Paulo, 30/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Houve aumento de 5,53% no faturamento do comércio na região metropolitana de São Paulo comparando o mês de fevereiro deste ano com o do ano passado. Mas isso não representa um índice muito positivo na avaliação dos economistas da Federação do Comércio do Estado de São Paulo sobre os resultados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, divulgado hoje pela manhã em São Paulo. O grande aumento seria provocado porque o comércio no início do ano passado teve um período baixo faturamento.
Os segmentos de eletrodomésticos, vestuário, tecidos e calçados foram os setores que mais cresceram, respectivamente, 13% e 9,43%. O aumento das vendas nesses setores, segundo a pesquisa, foi provocado pelo aumento do crédito direto ao consumidor.
O setor de supermercados cresceu 8,6% e o setor de farmácia e perfumaria 7,9% influenciando a elevação do faturamento. A alta do setor farmacêutico foi provocada principalmente pelo aumento no preço dos medicamentos.
Já no setor automotivo, nem mesmo o aumento da oferta de crédito segurou a queda no faturamento. O setor retraiu-se em 10,5%, se comparado o mês de fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado. No segmento de autopeças a queda foi de 16,4%.
A Federação prevê que o crescimento comparativo continue alto durante todo o primeiro semestre. Para a segunda metade do ano a previsão é também de crescimento, mas menor. A alto do setor durante o ano deve ficar em torno de 3%.