Rio, 27/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O público que passar pela Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, vai poder acessar a internet de graça e utilizar programas de informática nos 26 computadores instalados na praça pelo Comitê para a Democratização da Informática em comemoração ao Dia da Inclusão Digital. A organização não-governamental (ong) atua em 37 cidades brasileiras e em 11 países com núcleos para ampliar o acesso da população de baixa renda à internet.
O Dia da Inclusão Digital é comemorado desde 2001. O evento deste ano ocorre também nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Pernambuco. Agora à tarde, os participantes da atividade vão dar um abraço simbólico para lembrar que todos podem contribuir para a redução da exclusão digital. Segundo o Comitê, no Brasil apenas 12% da população utilizam computadores. Destes, somente 8% têm acesso à internet.
Qualquer pessoa ou instituição pode ajudar a ong como voluntária para dar aulas, doar computadores e acessórios ou ceder espaço para a realização de aulas de informática.